Números da Temporada

Como de praxe, todos os anos são apresentados os números da temporada, igualmente são lançados na imprensa análises sobre os mesmos, todos fazem seus cálculos, emitem seus diagnósticos. Evidentemente não se comunicam, são números e opiniões de um mesmo segmento, mas cada qual com seus juízos de valores, com suas fontes e vivências diferentes.
As questões colocadas igualmente se repetem, são expressões, conclusões, situações e mesmo fatores por natureza repetitivos, mas que devem interagir por se tratarem das mesmas coisas medidas em ciclos, normalmente de um ano ou se preferirmos de cada temporada.
Essa matéria de pesquisa, taxa de ocupação, gastos, etc., não estão sendo tratadas com o profissionalismo que seria desejável, senão vejamos; os números apontam para um decréscimo no número de turistas, no entanto surpreendentemente a receita aumentou. Parece óbvio que a receita não aumentou, ela apenas foi atualizada, os valores que às medem não são estanques, não são corrigidos para o tempo presente, portanto o correto seria afirmar: menos turistas obviamente menos receita, no tempo e no espaço.
Os Restauranteiros comemoram números de faturamento maior com menor numero de clientes, impossível, o faturamento só será maior se o numero de clientes aumentarem, de outra forma novamente o que se apresenta é apenas uma correção de valores.
Por fim a incoerência maior está em afirmar que a hotelaria faturou mais porque o hospede gasta mais e ao mesmo tempo divulgar que a hotelaria teve menor taxa de ocupação porque os turistas preferem ocupações mais baratas. Essa matemática não fecha sob nenhuma hipótese, ou temos turistas com maior poder aquisitivo ou menor. Se forem maiores os números da taxa de ocupação e de faturamento, serão igualmente crescentes ou temos turistas de menor poder aquisitivo, que optaram por hospedagens mais baratas e consequentemente a hotelaria fica com números menores e com faturamento aquém do desejado.
Analisando essas posições tão incoerentes e nada translúcidas, chegamos à conclusão que estamos ilhados por fatores absolutamente incompreensíveis, inverossímeis e que não esclarecem e nem apresentam qualquer garantia de analises mais acuradas, são números que trazem uma escuridão profunda e difícil de aquilatarmos aonde queremos chegar ou então, ai sim mais claramente, a quem queremos enganar?

Estanislau Emilio Bresolin
Presidente da Fhoresc